lição 10-“dimensões da fidelidade”

A Paz do Senhor!  Estamos no 1º trimestre de 2015 e o tema da revista é Fidelidade, tendo o Pastor Josué Rodrigues de Gouveia, Presidente da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova em Goiânia/GO, como comentarista.  Muito Importante! 

Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula! Ore, leia a Bíblia, consulte sua revista e estude a lição. Lembre-se também que uma boa consulta a outras obras fidedignas enriquece o conhecimento. Ao final da lição complete os exercícios propostos no PIL (Programa de Incentivo à Leitura, disponível em www.editorabetel.com.br/index.php?page=pil.php) e fique preparado(a)! Tenha uma boa aula e uma boa semana!   

 “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”. Salmos 126:6  

  LIÇÃO 10 – 08 DE março DE 2015 “dimensões da fidelidade”   

TEXTO ÁUREO “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 1Ts 5.23  

VERDADE APLICADA Como cidadão do céu, o cristão tem obrigações para com Deus e os homens, que se evidenciam no viver fiel em todas as dimensões.  

 OBJETIVOS DA LIÇÃO 1. Explicar o que é fidelidade; 2. Estabelecer a diferença entre fidelidade espiritual e social; 3. Mostrar os benefícios para quem vive uma vida de fidelidade.  Textos de referência 1Co 4.2; Ap 2.10; Mt 25.21 

 INTRODUÇÃO Fidelidade, do latim “fidelitate”, significa qualidade ou atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. Nesta lição, estudaremos sobre as duas dimensões da fidelidade: a espiritual e a social. Ambas são importantes e necessárias ao crente, pois a Bíblia diz que o salvo deve viver de maneira fiel e digna diante de Deus e dos homens (Rm 14.18).  1. Dimensão espiritual O homem foi criado um ser racional, moral e espiritual, pois foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26, 27). Ele foi dotado de intelecto, emoções e vontades, para que pudesse conhecer, amar e obedecer a Deus. A fidelidade, na dimensão  Escola Bíblica Dominical – Eu Participo!!!!  Curta nossa página: facebook.com/EditoraBetel espiritual, se evidencia em atitudes que expressam nosso relacionamento e comunhão com o Senhor. 

 COMENTE:
 1.1 Crer e obedecer a Deus
 1.2 Amar a Deus 
1.3 Confiar nas promessas de Deus 

2. Dimensão social A Bíblia diz que tudo o que fizermos, devemos fazê-lo para a glória de Deus (1Co 10.31). Partindo dessa premissa, entendemos a dimensão social da fidelidade, caracterizada como fruto da obediência às leis e normas humanas, como atitudes que qualquer pessoa pode realizar. Para o cristão, entretanto, essa dimensão da fidelidade é também expressão de espiritualidade, pois, se evidencia em práticas que têm fundamentação bíblica. Existem muitas ações, contidas dentro dos princípios ético- cristãos, que devem ser praticadas pelo crente, pois são compatíveis com a dignidade da vida cristã: a obediência às autoridades constituídas, preocupação com o bem-estar do próximo, cuidado com o meio ambiente, etc.  

COMENTE:
 2.1 O cristão e a obediência ao governo humano 
2.2 O cristão e a solidariedade 
2.3 O cristão e o meio ambiente  

3. Resultados provenientes da fidelidade Fidelidade é mais do que uma virtude humana, é fruto do Espírito Santo. Mesmo em seu aspecto social, onde a fidelidade está mais relacionada à observância de regras e preceitos humanos, para o cristão, ser fiel é sempre uma questão de espiritualidade e motivo de recompensa da parte de Deus (Sl 58.11). 
 COMENTE: 
3.1 Na dimensão espiritual  Escola Bíblica Dominical – Eu Participo!!!!  Curta nossa página: facebook.com/EditoraBetel 
3.2 Na dimensão social
 3.3 Na dimensão natural  CONCLUSÃO As leis universais da colheita e da semeadura valem para todas as situações e aspectos da vida humana (Gl 6.7b). Ninguém deve brincar com as leis de Deus; pois Ele não as alterará em nosso benefício. O que um homem colhe é o resultado inevitável do que ele semeia. Assim sendo, devemos ser fiéis em toda a nossa maneira de viver para que possamos colher os bons frutos dessa semeadura aqui na Terra e na eternidade.  Fontes:  Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa – Editora Betel. Revista: Fidelidade – Editora Betel – 1º Trimestre de 2015   Escola Bíblica Dominical – Eu Participo!!!!  Curta nossa página: facebook.com/EditoraBetel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 2 -3ºtri Maturidade, exigência para líderes cristãos

Lição 3 - 2ºtri Como vencer a angústia

lição 11 -2ºtri Enfrentando o sentimento de rejeição